Portal da Cidade Sinop

ANIVERSÁRIO

Terceira noite de festival reforça papel da escola na formação das crianças

A grande final do Festival de Teatro será realizada no domingo, 15/09

Postado em 14/09/2019 às 17:20 |

O penúltimo dia do Festival de Teatro Infantil “Arte com Fios de Encantamento”, realizado na noite dessa sexta-feira (13/09), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, foi de definição. Após uma sequência de quatro espetáculos, foi conhecida a última das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI's) classificadas para a grande final do evento cultural e que, no domingo, 15/09, no fechamento do Celebra Sinop, será consagrada campeã. A agenda reforçou o papel das instituições de ensino na formação integral da criança, integrando o ambiente pedagógico aos múltiplos contextos de vida.

Com o musical "O Mágico de Oz", a escola Cecília Meireles avançou para a etapa final. Ela disputou a vaga com as escolas Tatiana Belinky, Gerson Pires e Pequeno Príncipe. Durante pouco mais de uma hora, encantaram famílias e público presente no Centro de Eventos. Com o resultado, a final do Festival de Teatro passa a contar com EMEI De Toda Gente, Tempo de Infância e Santo Antônio.

De professores a famílias, as dezenas de rostos não escondia a emoção ao ver os pequenos brilhando no palco. "É um momento único para eles e os pais poderem estar assistindo, prestigiando. Essas crianças, diariamente, ensaiaram e elas gostam de apresentar. É um momento na vida delas. São novas experiências. Quem sabe, aqui não sai um ator ou uma atriz futuramente", enfatizou a professora Rubia Beatriz, da EMEI Tatiana Belinky

Mãe da pequena Ana Beatriz, estudante da EMEI Pequeno Príncipe, Jucimara Kreusch fala do evento como uma oportunidade para desenvolver também o lado humano das crianças, uma vez que a experiência possibilita novas descobertas, interação e a construção de saberes. "Ver ela [filha] assim, com muita gente, é gostoso e gratificante. É bom começar desde cedo para não ficar com tanta timidez", conta, em uma referência à criança que, no palco do Dante de Oliveira, deixou a timidez de lado e deu um show de interpretação.

Alessandra Candia, tia do estudante Henrique, da escola Pequeno Príncipe, elogiou a noite. Fez questão de enaltecer o esforço dos professores, destacando o projeto da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. "O trabalho da professora foi excelente. Para nós, como pais e integrantes da família, é gratificante ver as crianças se desenvolvendo desse jeito e é muito bom. Isso quer dizer que estão sendo preparados de forma integral as crianças para uma vida muito próspera e boa. [O festival é] muito bom. Deveria ter mais e para todas as categorias, para os professores e, assim, fico muito feliz. Poderia ter muito mais muitas vezes, pois os ver em palco, atuando, é muito bom", contou Alessandra.

Professora na mesma escola Pequeno Príncipe, Delci Zampieron lembrou que "a felicidade é imensa porque a gente ensaia, espera um bom resultado e eles vão muito feliz. Fizeram muito bonito. Estou realizada", disse, em uma referência à peça apresentada pela turminha e que destaca a importância do amor na vida das pessoas. "Uma oportunidade excelente que a Secretaria de Educação nos deu para que as crianças se apresentem", salientou a educadora.

A grande final do Festival de Teatro será realizada no domingo, 15/09, a partir das 15h, também no auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira.

CELEBRA SINOP

Durante as comemorações de aniversário do município, uma série de atividades é realizada na cidade. Contempla desde inauguração de obras, visitas e demais eventos preparados pela Prefeitura de Sinop e parceiros, com intuito de contemplar a população com uma vasta programação. Na parte cultural, gastronômica e de entretenimento, as atividades ocorrem no Dante de Oliveira. Nessa quinta-feira, dia 12 de setembro, foi realizado o show com o Padre Antônio Maria, a Festa das Nações e o Musicanto. Também no dia 14/09, no fechamento da Marcha para Jesus, o Celebra Sinop recebe o show nacional com Israel Salazar e pregação com o pastor Gustavo Paiva. A entrada é franca e as atividades podem ser acompanhadas gratuitamente. A realização é da Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, Governo de Mato Grosso, Grupo Sinop e Unimed Norte de Mato Grosso.

Fonte:

Deixe seu comentário