Portal da Cidade Sinop

AUMENTO

Tarifa de água e esgoto em Sinop aumentará em 4,9%

O aumento passa a valer a partir de 7 de dezembro.

Postado em 29/11/2019 às 09:53 |

A Agência Reguladora (Ager) autorizou um reajuste de 4,9% na Tarifa Referencial de Água (TRA), usada como fator de cálculo para aplicação das taxas de água e esgoto em Sinop. A agência avaliou o pedido feito pela concessionária para revistar a tarifa, com base no Índice Geral de Preços (IGP), apurado entre setembro de 2018 e agosto de 2019.

O diretor-presidente Jaime Luiz Dalastra destacou que o setor de Regulação e Fiscalização e a Procuradoria Jurídica da Ager Sinop entenderam “ser devido o reajuste acumulado por perda inflacionária conforme previsto contratualmente”. Ele apontou ainda que a prefeitura foi notificada para se manifestar, mas não enviou resposta.

“Assim, em decorrência dos efeitos inflacionários, visando à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro, considerou-se que a Tarifa Referencial de Água (TRA) deverá ser reajustada de acordo com a variação do Índice Geral de Preços – IGP-M/FGV, considerando a acumulação no período de setembro/2018 a agosto/2019, nos termos do contrato”, afirmou Jaime. A concessionária terá que dar publicidade à decisão e, só depois de 30 dias, poderá aplicar a nova tabela.

Em Sorriso, conforme Só Notícias já informou, a Ager também permitiu à concessionária aplicar reajustes nas tarifas de água. O aumento de 5,92% foi autorizado pelo diretor-presidente da autarquia no município, Gilmar Ribas de Campos, tendo sido referendado pelo Conselho Consultivo.O reajuste passou a valer a partir da última segunda-feira (25).

A Ager também autorizou o reajuste de 48% na taxa de embarque cobrada na rodoviária de Sorriso. Com isso, o valor passa a ser de R$ 5,18. O aumento passa a valer a partir de 7 de dezembro.

Em Sorriso, o aumento na tarifa de água e esgoto foi maior, de 5,92%

Fonte:

Deixe seu comentário