Portal da Cidade Sinop

EDUCAÇÃO

Projeto coleta seletiva nas escolas leva formação para estudantes

O projeto foi lançado no mês de setembro

Postado em 03/10/2019 às 07:05 |

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) iniciam, nesta quarta-feira, 02/10, o cronograma de formações do projeto "Coleta Seletiva em 100% das Unidades Públicas Municipais". Nesta primeira etapa, cerca de 5,2 mil estudantes da Rede Municipal são o público-alvo da ação, recebendo, de forma lúdica e pelo humor, capacitações quanto ao trabalho, a metodologia, a proposta pedagógica e o entendimento quanto ao papel de cada um no processo de execução da agenda.

De acordo com a programação estabelecida, a apresentação do projeto será realizada pela dupla de humoristas de Sinop, Tchó e Beppi, durante uma série de encontros com os estudantes no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Nesta quarta-feira, 02/10, são dois momentos: das 14h às 14h40 e das 15h às 15h40. Já na quinta-feira, 03/10, três encontros: 1º das 8h30 às 9h10; 2º das 14h às 14h40 e; 3º, das 15h às 15h40. Por sua vez, na sexta-feira, 04/10, serão: 8h30 às 9h10, 14h às 14h40 e 15h às 15h40.

"Esta é uma primeira agenda definida com a Educação e que consiste no contato com os estudantes. Eles entenderão como funcionará o projeto e serão os primeiros a serem abordados, pois serão peça fundamental nesse processo de consciência coletiva e ambiental", destaca Ivete Frank Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O "Coleta Seletiva" promoverá uma agenda coletiva de incentivo aos 17 mil alunos da rede municipal de educação quanto à importância da reciclagem para o meio ambiente. Para tal, adotará uma metodologia de trabalho que consiste em troca de materiais diversos por um dinheiro fictício, o “Sinopinho”, que poderá ser usado para comprar produtos de papelaria, como canetas, lápis de cor, cadernos e outros matérias escolares. O projeto foi lançado no mês de setembro, como parte da programação de aniversário do Celebra Sinop.

“Vamos começar a trabalhar dentro das escolas para que isso reflita no cotidiano de cada aluno, dentro da casa, no entorno, com quem ele convive, com os familiares. Para que, a partir deles, possamos fazer uma mudança cultural. Então, vamos apresentar a eles a importância que tem uma mudança de costume no nosso município e que o lixo domiciliar pode ser reutilizável”, frisa a secretária Ivete Malmann.

METODOLOGIA

A cada cinco unidades de produtos para a coleta, as crianças ganharão um real sinopinho e que poderá ser trocado por materiais escolares na Casa do Papai Noel, que fica localizada na Praça da Bíblia, tão logo a lojinha esteja montada e o projeto em já em operação dentro das escolas. Para animar as crianças durante a campanha será realizada a escolha do mascote da Coleta Seletiva, que irá auxiliar nos trabalhos pedagógicos e de orientação nas escolas. A unidade escolar com o maior número de arrecadação será premiada.

São apoiadores do projeto: Centro Oeste Resíduos, Canaã Norte Recicláveis, Águas de Sinop, TV Centro América, Rotary Club e Sanorte Saneamento Ambiental LTDA.



Fonte:

Deixe seu comentário