Portal da Cidade Sinop

ENEM

5 dicas de ouro para a sua redação com a professora mais requisitada de Sinop

A professora Clarissa Figueiredo esclarece como alcançar nota máxima na prova de Redação mais disputada do país.

Postado em 02/11/2018 às 18:48 |

No próximo dia 04 de novembro, acontece a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio e, de acordo com alguns especialistas, a prova de Redação poderá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo a frase-tema, segundo a coordenadora do CF Cursos e professora de redação de escolas particulares, Clarissa Figueiredo, especializada em correção de textos para vestibulares.

Neste domingo, mais de 5 milhões de inscritos no ENEM farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Terão para isso, o tempo de 5 horas e 30 minutos. E com esta competitividade, o Portal da Cidade Sinop foi até a CF Cursos, que encerrou com festa o curso de Redação, para saber como os estudantes estão se preparando para a prova e o que esperam dela. 


Ao chegar, deparamos com alunos concentrados e finalizando mais um texto dos diversos que escreveram ao longo do curso. A estudante Eduarda Pasqualeto, 17 anos, foi uma das primeiras a entregar a redação e nos contou que chegou ao curso por indicação e finalizou o módulo com muita segurança, pois conseguiu desenvolver a escrita com facilidade. “Quando entrei para fazer o curso com a professora Clarissa, não sabia escrever. Meu texto era desconexo, eu só jogava informações sem relacionar nada. Hoje, sei conectar o texto, desenvolvi meu texto com facilidade. Minha nota aumentou mais de 250 pontos.”, relatou.

De acordo com a professora, os estudantes tiveram ao longo do curso diversos temas para desenvolverem, muitos alunos escreveram cerca de duas a três redações semanais e com correção individualizada. “Como a redação precisa ser autoral, preparamos os alunos para encararem qualquer tema. Alguns escreveram mais de três redações por semana e a correção é efetuada em todas. Indicamos melhorias de texto a texto, pois nossa orientação é individualizada e segue corrigindo erros e desenvolvendo habilidades de escrita.”, concluiu Clarissa Figueiredo. 


Para a estudante Milena Menzel, 17 anos, que está no último ano do Ensino Médio, o curso foi fundamental para aprimoramento da escrita. “Percebi que eu também precisava de auxílio para melhorar minha nota, pois ano passado cheguei a tirar 560 na Redação. Fiquei assustada! Como minha amiga fez o curso com a professora Clarissa e teve bons resultados, resolvi procurar e hoje saio confiante para a prova no Domingo. Meu principal desafio era desenvolver uma proposta de intervenção e em um mês, alcancei nota máxima na competência e já cheguei a tirar 960 em uma redação.”, contou Milena para nossa equipe.

Dicas para a Redação do ENEM: 

Perguntamos à Professora Clarissa Figueiredo, uma das mais competentes na área de Redação do ENEM em Sinop, algumas dicas para os candidatos que irão prestar a prova neste domingo e ela nos passou cinco, confiram:

1ª - Faça primeiro a redação na folha de rascunho, depois vá para a prova. Ao terminar, você poderá passar a limpo para a Folha original, pois assim verifica os erros.

2ª - Muita atenção para a frase - tema, observe palavra por palavra.

3ª - Argumentar e desenvolver o tema com várias áreas de conhecimento.

4ª - Elaborar uma boa proposta de intervenção.


DICA DE OURO: 

Para a professora, é ideal o estudante treinar a construção de um texto em torno de vários temas, fazer um planejamento antes para que o texto tenha um bom projeto. Além de conhecer as competências avaliadas e com uma boa correção. 

O aluno Matheus Tavares, 18 anos, relata que do início do curso ao final sentiu uma boa diferença na progressão do texto. Ele chegou ao CF Cursos por indicação do seu irmão, que fez ano passado e teve excelentes resultados. Para ele, o método de correção faz toda a diferença para saber se o texto está no “caminho certo” do que pede os avaliadores do ENEM. “O que mais gostei aqui foi o método de correção, pois me ajudou e muito.”, finaliza o estudante Matheus.


POSSÍVEIS TEMAS

Indagamos se a professora tem algum palpite sobre o possível tema. De acordo com ela, há alguns, mas que deixa claro que objetivo não é acertar o tema para o aluno ir bem, pois durante o curso foi treinado argumentação relacionado a vários temas possíveis ou não. No entanto, deu-nos alguns palpites. Confira:

1) Fake news

2) Preconceito linguístico

3) Algo relacionado a tecnologia.

4) Algo relacionado a educação, já que o ENEM comemora 20 anos.

5) Violência sexual infantil.

6) Educação alimentar ou desafios no combate a obesidade no Brasil.

CURSO DE REDAÇÃO NA CF CURSOS


O curso de Redação na CF Cursos é um dos mais procurados em Sinop e acontece de março a novembro com turmas reduzidas e orientação individualizada.

Em 2018, completou três anos. Neste tempo, o cursinho que tem apenas Redação para vestibulares e reforço em Língua Portuguesa já garantiu muitas notas boas aos estudantes. Ano que vem, oferecerá reforço em outras disciplinas como Matemática e Física. 

Especializada em correção de texto para vestibulares e uma das mais consultadas na área, a professora Clarissa Figueiredo também leciona em escolas particulares e coordena o curso de Redação na CF Cursos. 

ENDEREÇO

Rua dos Gerânios, 650 - Jardim Celeste.

Whatsapp (Clique e fale com a professora agora) 

Clarissa Figueiredo - Professora de Redação - CFCursos/Sinop

Dica de Ouro

"É ideal o estudante treinar a construção de um texto em torno de vários temas"

Clarissa Figueiredo - Professora de Redação - CFCursos/Sinop

CONHEÇA MAIS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

Capacitação

Em 2018, a correção será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O preparo dos corretores começou em agosto. Segundo a FGV, todos os supervisores e avaliadores de redação do Enem passaram por uma capacitação a distância por cerca de um mês. A seleção dos melhores foi baseada em uma série de avaliações realizadas ao longo desse curso. 

Além da capacitação a distância, os avaliadores também participarão, nos dias 24 e 25 de novembro, de uma capacitação presencial. Antes do início da correção efetiva, eles passam ainda por um pré-teste.

Durante a correção efetiva, que começará no dia 28 de novembro, os supervisores e coordenadores acompanham diariamente o desempenho dos avaliadores por meio de relatórios gerados pelo software de correção, com números em tempo real, para que os alinhamentos ocorram de forma rápida, sem prejuízos aos participantes.

Correção

Os textos serão avaliados por, pelo menos, dois professores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A redação será avaliada considerando-se cinco competências. Para cada uma delas, os avaliadores darão uma nota de 0 a 200. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos.

A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Caso as notas atribuídas individualmente pelos avaliadores tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, ou a nota de qualquer uma das competências tiver uma diferença de mais de 80 pontos, a redação passará por um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

Se a diferença continuar depois da terceira avaliação, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

Competências

As competências avaliadas nas redações são:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Redação nota zero

As redações do Enem receberão a nota zero nos seguintes casos:

Fuga total ao tema;

Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

Caso tenham até sete linhas, tamanho considerado insuficiente;

Cópia integral de um ou mais textos motivadores da Proposta de Redação e/ou de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;

Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, tais como números ou sinais gráficos fora do texto;

Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

Texto predominantemente em língua estrangeira;

Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Mais detalhes e exemplos de redações de edições anteriores podem ser acessadas na Cartilha do Participante

Fonte:

Deixe seu comentário