Portal da Cidade Sinop

HOMENAGEM

No dia da nutricionista, conheça Vanessa Marin uma das mais consultadas em Sinop

Na conversa, ela também nos apresentou dicas para quem quer mudar os hábitos de alimentação, além de nos dizer o que é preciso para ser um bom profissional

Postado em 29/08/2018 às 23:31 |

Vanessa Maísa Marin - Nutricionista

Sabe aquela dieta que você viu na TV ou na internet e tentou seguir, mas não deu certo? Como hoje é o dia da Nutricionista, o Portal da Cidade Sinop foi conversar com uma das mais consultadas da área, Vanessa Maísa Marin. Ela nos contou o motivo dessas dietas não darem certas. Quer saber o porquê?

Na conversa, ela também nos apresentou dicas para quem quer mudar os hábitos de alimentação, além de nos dizer o que é preciso para ser um bom profissional na área. CONFIRA

Filha de agricultor, cresceu vendo seu pai semeando a terra, pensou até em fazer agronomia, mas à medida que foi conhecendo a área nutricional teve mais certeza de que era o caminho que queria trilhar.

Vanessa Maísa Marin decidiu por Nutrição ainda adolescente após algumas pesquisas realizadas e conversas feitas com profissionais, onde diziam que a área seria a profissão do futuro. “Conversei com algumas pessoas e elas diziam que a nutrição era a profissão do futuro. Fui pesquisar e gostei muito do que encontrei. Hoje sou apaixonada pelo que faço.”, relatou Vanessa.

Com esta paixão, ao finalizar o ensino médio, Vanessa entrou na Universidade para se tornar nutricionista e hoje é uma das mais consultadas em Sinop. Desde sua formação, trabalhou em clínicas para ajudar pessoas a entenderem que uma alimentação saudável beneficia tudo, desde a prevenção de algumas doenças até a cura de outras.


Hoje, com toda a sua experiência, Vanessa se destaca em um cenário competitivo e, muitas vezes, autoavaliativo. Seus clientes buscam sua orientação devido ao seu comprometimento com sua função, além de comprovação de resultados. Para a nutricionista não existe o comer errado, mas um hábito de alimentação. “Quando vou à tarde ao mercado, o que vemos nas sacolas? Pão, leite, presunto e muçarela. Isso é o habitual do brasileiro e quando digo que podemos substitui-los do dia a dia, os pacientes se assustam.”, disse Vanessa.

Perguntamos a ela, quem pode procurar um nutricionista. Com sabedoria e um sorriso, Vanessa diz que não há um momento certo, mas que todos que buscam se alimentar de forma saudável devem procurar auxílio. “Desde o momento que você fale que quer se alimentar de forma saudável, pode nos procurar.”, respondeu.

A alimentação saudável não serve só para emagrecimento, mas também para ajudar na recuperação da saúde. Segundo ela, muitos problemas que aparecem no corpo como espinhas ou uma doença mais grave no estômago, pode ser fruto de uma alimentação ruim. “Descasque mais e desembale menos. Muita química, aos poucos, vamos colocando para dentro de nosso corpo. Às vezes, a pessoa passa vários cremes para tentar remover acnes (espinhas), por exemplo, e não melhora, porque podem estar ligadas a má alimentação. Não é de fora para dentro que se muda, é de dentro para fora.”, orientou. CARREIRA DE NUTRICIONISTA

Perguntamos à Vanessa sobre a carreira de uma nutricionista, tais como as facilidades e as dificuldades. Com muita franqueza e seriedade, dois adjetivos imprescindíveis para se tornar um bom profissional da área, ela relata que a grande dificuldade da profissão é mudar os hábitos das pessoas. Já a facilidade está relacionada em se comunicar com outras áreas da saúde e que uma boa comunicação entre o profissional e o paciente torna o trabalho mais fácil de ser realizado.

Quanto ao mercado de trabalho, Vanessa diz que a nutrição passa por um momento de destaque, pois os chamados Youtubers e ou coaching de emagrecimento estão realizando vídeos e palestras com receitas e dietas, mas ressalta que o único profissional que pode planejar uma alimentação adequada é o nutricionista. “O nutricionista é o único profissional habilitado para realmente acompanhar a saúde através da alimentação. Dietas encontradas em Google ou blogueiros não podem servir a todos, pois cada um é cada um. Precisa ter um plano alimentar focado no paciente, no que ele precisa.”, salientou Marin.

Vanessa também nos descreveu como é o dia a dia de um profissional deste ramo. Com um olhar brilhante, como se o dia tivesse passado em uma fração de segundos em sua mente, nos relatou. “Um bom profissional precisa estar atento ao mercado. Porque cada dia lança algo novo ou o paciente vem com algo que viu nas redes. Então, precisamos estar atentos. Eu sempre leio rótulos dos alimentos, porque quando o paciente chega e pergunta sobre determinado produto, eu já sei.”

Os pacientes passam por três meses de acompanhamento, em média. Este tempo é o essencial para começar a aparecer os resultados esperados.“É uma felicidade quando percebem que conseguiram.”, compartilhou Vanessa. DICAS AOS NOVOS NUTRICIONISTAS Vanessa também nos deu dicas de como ser um bom profissional. Para ela, o aperfeiçoamento é essencial, além de perseverança. “Quero dizer aos nutricionista para que não desistam nunca. Busquem sempre um aprimoramento.” DESENVOLVENDO BONS HÁBITOS Para quem quer ter uma alimentação mais saudável, Vanessa nos deu três dicas práticas para fazer no dia a dia:

1ª - Não comer algo que tenha Farináceos e açúcar branco; 2ª - Não consumir industrializados; 3ª - Beber muita água.

De acordo com ela, jantar é bom, desde que não seja lanche ou beliscos. “Tem gente que chega em casa e diz que não jantará, mas começa a beliscar ou faz um lanche com muita gordura. Isso não pode acontecer.”, orientou.

“Além disso, beber um shot antioxidante de manhã faz bem, um antioxidante ou água com limão em jejum, tudo isso ajuda no processo de emagrecimento”, completou Vanessa.

Em um cardápio diário, Vanessa nos apresentou a seguinte opção: “De manhã, tome um Shot, depois coma ovos mexidos. Mais tarde, coma uma fruta ou uma castanha. Almoce com vários tipos de saladas de folhas verdes, legumes e depois mais uma fruta ao fim da tarde. Para finalizar, uma janta leve.”

Vanessa trabalha em uma clínica, onde atende seus clientes e faz acompanhamentos. Desenvolve palestras e sempre está engajada em projetos sociais que envolvem sua profissão. Só este semestre, a nutricionista já acompanhou e ajudou dezenas de pessoas e nos últimos anos passou a ser uma das mais consultadas da cidade.

Vanessa deixou frisado que dietas feitas em google não são viáveis e que precisam de um profissional para realmente ajudar na alimentação e fazer da vida mais saudável. “Procure sempre um profissional, pois só ele pode fazer um plano alimentar individualizado focado naquilo que precisa. Dietas de google, youtubers não são viáveis. “, finaliza Vanessa.

Vanessa Maísa Marin - Nutricionista

DICA DE OURO

Descasque mais e desembale menos. Muita química, aos poucos, vamos colocando para dentro de nosso corpo.

Vanessa Maísa Marin - Nutricionista

IMPRESSÕES

Vanessa Maísa Marin falou de sua profissão com tanta emoção, paixão e conhecimento que a equipe do Portal da Cidade Sinop pôde perceber o quanto é necessário um profissional na vida das pessoas e como ela é extraordinária no que faz. Agradecemos a oportunidade de conhecê-la e dizer com muita honestidade de que seus pacientes estão em boas mãos. Parabéns e desejamos mais sucesso a ela e a todos os profissionais do ramo de Nutrição.



Fonte:

Deixe seu comentário