Portal da Cidade Sinop

HOMENAGEM

No dia do empresário, conheça Emerson Teixeira, um dos mais respeitados em Sinop

Conhecido como Catatau, Emerson emprega mais de 100 funcionários e possui um conjunto de empresas que são referências em Sinop e região

Postado em 09/10/2018 às 22:08 |

Quando se fala de Emerson, pouca gente conhece, mas ao pronunciar "Catatau", temos certeza de que grande parte dos sinopenses vão conhecer. Hoje é comemorado o dia do Empresário e fomos conhecer um dos mais respeitados na área. Conheça: Aos 45 anos, Emerson Alves Teixeira é um dos empresários mais respeitados da área. Pai de dois filhos e casado há 20 anos, Catatau, assim conhecido, falou um pouco sobre o seu dia a dia e nos mostrou que, com honestidade e gostando de gente, pode obter sucesso. História

Para chegar ao que representa hoje, Catatau trabalhou muito e teve a sensibilidade de enxergar o mercado. Filho adotivo de vendedor, chegou a Sinop aos 18 anos, quando começou a trabalhar como atendente de uma loja de auto-peças. Em oito meses, percebeu que o ramo estava em pleno crescimento e resolveu, junto a um colega, abrir a sua própria loja. 


Com o seu lado empreendedor e gostando do que fazia, aos poucos, sua loja foi se tornando uma das mais reconhecidas da cidade. Mas, mesmo com um ramo consolidado, o empresário de olho nas oportunidades, adquiriu uma empresa de vendas de seminovos, junto a mais um sócio. E mais uma vez, virou referência entre os sinopenses. “Na verdade, entrei no ramo de vendas de carros para ajudar um amigo, que precisava se mudar. Ofereceu a estrutura que estava pronta e busquei uma pessoa que entendia do setor e hoje é a Catatau Veículos.”, relatou Emerson. 


Após 10 anos com a loja de autopeças, resolveu vendê-la. No negócio, acabou permutando uma área de terra. Ávido em enxergar oportunidades, Catatau criou uma construtora e resolveu lotear suas terras, onde hoje está localizado o condomínio Flamboyant e fez também o Residencial Golden Park em outra localidade. Com isso, Catatau se enquadrou em mais do que ser um empresário, mas um empreendedor e investidor em sua própria cidade. 


Alguns anos depois, ele começa a investir em setores que estão diretamente ligados ao ramo de automóveis, como franquia de locação de veículos e a uma concessionária chinesa, Lifan. 


MEDO?


Indagado sobre os obstáculos e o medo de se investir, o empresário nos mostrou situações que conseguiram deixá-lo com medo. “No início de tudo, eu não tinha medo. Mas quando a empresa tomou forma, eu senti. A cidade de Sinop já passou por diversas crises, como a da madeira, agricultura e a cambial. Essa por exemplo, fechou diversas empresas aqui. Com a mudança da moeda, o governo conseguiu colocar o real igualado ao dólar, e como aqui havia empresas que exportavam, tiveram prejuízos e fecharam as portas. Todas essas etapas me deram medo, pois a responsabilidade é grande com os funcionários e a cidade.”, desabafou Catatau. 


RAMO EMPRESARIAL


O Portal da Cidade perguntou ao Catatau o que é ser empresário no Brasil hoje. Ele nos respondeu com firmeza que os empresários no país são heróis. Pagam uma carga tributária enorme e disse ainda que nenhum tipo de governo que entrou e prometeu ajudar a baixar a tributação, cumpriu. “É uma luta. Os empresários são heróis. Todos os governos que entraram, nenhum deles cumpriu o que prometeu:  baixar a carga tributária. Nenhum deles, nem de esquerda nem de direita.”, completou. 


Perguntamos ainda qual a “fórmula do sucesso” de um empresário. Sempre com muita sensibilidade e franqueza, disse-nos que é a honestidade e gostar de pessoas. “Honestidade! Claro que o empresário precisa saber das regras de administração, mas tem de ser antes de tudo, honesto e gostar de gente.”, finalizou.


SINOP


Ao ser questionado sobre Sinop, qual a perspectiva. Catatau se mostrou animado. Com um belo sorriso no rosto disse que a cidade se reinventou diversas vezes e que assim que a ferrovia ficar pronta, Sinop terá uma economia mais forte. “Assim que a BR 163 ficar totalmente pronta e a ferrovia for definitivamente lançada, quando isso acontecer, teremos um novo recomeço. Grandes empresas já estão se instalando e teremos uma economia mais forte ainda.”, confirmou. 


SUCESSO


Emerson, com a sua empresa de vendas de automóveis, já ganhou nove prêmios como a melhor revendedora de carros da cidade, cinco vezes consecutivas. Possui hoje uma rede de empresas como franquia, concessionária, construtora e auto-center. 


E como ele conseguiu tudo isso? 


Não foi só com a honestidade. O Portal da Cidade Sinop também observou que além de um excelente empresário, é também um excelente gestor de pessoas. É plenamente visível a felicidade dos funcionários em trabalhar com ele. 


Também se fazem presentes dois ingredientes para o sucesso que Catatau tem hoje, é o tratamento simplista e sincero para com seus clientes e funcionários. Sempre atencioso, respeitador e carismático, adjetivos que finalizam o merecido sucesso que este empresário possui. 


Emerson Teixeira, empresário de Sinop

COMO TER SUCESSO?

“Honestidade! Claro que o empresário precisa saber das regras de administração, mas tem de ser antes de tudo, honesto e gostar de gente.”

Emerson Teixeira, empresário de Sinop


Finalizamos esta homenagem agradecendo Catatau por nos ceder esta entrevista e dizer a ele que estamos muito felizes em tê-lo como sinopenses e aproveitamos e desejamos também muito sucesso a todos os empresários da cidade, que todos os dias contribuem para o crescimento municipal, estadual e do país. 

Fonte:

Deixe seu comentário