Portal da Cidade Sinop

HOMENAGEM

No dia do fisioterapeuta, conheça Makelly Petrikic uma das mais competentes

Fomos à Clínica Incorpore conhecer um pouco mais dessa profissão e falar com a fisioterapeuta Makelly Petrikic, uma das mais indicadas em Sinop.

Postado em 13/10/2018 às 13:09 |

Sem dúvida nenhuma, a Fisioterapia, ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. A Fisioterapia ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares, e principalmente em hospitais, onde o fisioterapeuta mantinha-se timidamente circunscrito a situações bem menos complexas do que as atualmente desenvolvidas. Passou a ser reconhecido em sua relevância profissional, tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar, de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, além dos serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando, sobremaneira, as complicações decorrentes dos longos períodos de internação.

A Fisioterapia, hoje, vem se aprimorando paulatinamente, de forma a desenvolver, a cada dia, novos métodos de tratamento, o que tem levado seus profissionais a buscar uma melhor qualificação de seu trabalho e maior participação no ensino e pesquisa, e por esses motivos, fomos a Clínica Incorpore conhecer um pouco mais dessa profissão e falar com a fisioterapeuta, uma das mais indicadas em Sinop. 


Conheça:

Aos 25 anos, Makelly Petrikic já tem um dos estúdios de Pilates mais frequentados em Sinop e não foi por acaso. Apaixonada pelo que faz e consciente da importância de sua profissão, ao poucos, ela conseguiu alcançar a fama de uma das mais competentes em Sinop.

Nascida no Paraná, a fisioterapeuta mudou-se para Ipiranga do Norte em Mato Grosso quando tinha 10 anos. Aos 17, veio para Sinop após não ter conseguido entrar em Medicina em uma outra cidade. Aconselhada por sua mãe em fazer Fisioterapia, Makelly aceitou o desafio e durante o curso se encantou pela área e suas possibilidades. 

Antes mesmo de terminar a graduação, uma de suas professoras a indicou para trabalhar em uma clínica de Pilates, foi quando conseguiu seu primeiro emprego na área. Cada dia mais envolvida na profissão, ela foi recuperando diversos pacientes e viu que a Fisioterapia devolve o bem estar das pessoas. “Amo a área, porque  atende pessoas com quadro álgico de dores e patologias e, dependendo do tratamento, conseguimos um bom resultado de alivio de dores e melhora do quadro do paciente na hora ou em pouco tempo, recuperando, assim, a qualidade de vida destas pessoas.”, concluiu Makelly. 

Quando estava no último ano do curso de Fisioterapia, acabou conseguindo uma bolsa para Medicina, mas como já estava engajada com a área e ciente de que é uma profissão tão importante tanto quanto ser médico, resolveu seguir e hoje tem sua própria clínica e não se arrepende por isso. 

CARREIRA


De acordo com a Makelly, a Fisioterapia é uma área que é nova na saúde e está em expansão. O mercado de trabalho está cada vez mais voltado ao profissional que assume responsabilidades importantes na vida das pessoas. “O mercado está se ampliando. Surgiram muitas áreas novas dentro da fisioterapia. Você precisa ver com que se identifica. Diferente de antes, que o profissional não era visto. Ficava sempre atendendo em uma maca. Hoje não. Ele pode ser Home Care, pode trabalhar na área infantil, na Osteopatia, na Esportiva, na Saúde da mulher e muito mais.”, completou.

COMO SER UMA EXCELENTE FISIOTERAPEUTA?

Indagamos a fisioterapeuta como ser excelente no que faz. Ela, com brilho nos olhos, disse-nos que a profissional precisa amar pessoas. Esse é o fator essencial para se tornar uma boa profissional. “Tem que amar o próximo em primeiro lugar! Trabalhamos e nos preocupamos com as pessoas, com a qualidade de vida delas.", indica. 


Outra situação que ela chama a atenção é pelo fato de grande parte dos profissionais saírem das faculdades querendo montar clínicas, principalmente de Pilates. De acordo com ela, o profissional precisa ganhar experiência na função, pois pode, sem intenção, acabar lesionando o paciente e este sair difamando os profissionais. “Essa é um dos grandes problemas na área. Após cursar Fisioterapia, muitos saem já montando clínicas de pilates, mas sem experiência. Indico começar trabalhando em uma clínica e depois montar a própria, pois os aparelhos são perigosos e precisa ter cautela, além de poder lesionar o paciente. Isso pode acarretar em prejuízos da classe, pois não obtendo o resultado esperado, o paciente pode sair falando mal da área fisioterápica.”,, desabafou Makelly.

 QUEM PODE FAZER FISIOTERAPIA E O DIA A DIA

Qualquer pessoa pode fazer fisioterapia, de acordo com Makelly. Às vezes, aparentemente, o paciente pode não apresentar nada que possa levar às prática do corpo, mas em uma consulta com um especialista pode identificar alguns problemas patológicos. “Quando jovem, pode parecer não precisar da fisioterapia, mas à medida que chega a velhice, isso pode prejudicar.”, complementou. 

A fisioterapeuta indica que pessoas que trabalhem muito em pé, precisam se alongar e quando tiver muitas dores, uma compressa de calor pode ajudar aliviá-las, mas sempre com ressalva, caso não haja processo inflamatório.

PILATES - QUEM PODE FAZER E PARA QUE SERVE?


Makelly hoje tem uma clínica de Pilates, uma das mais indicadas em Sinop. Quando abriu, atendia apenas 3 pacientes, e hoje possui um quadro de três fisioterapeutas e uma biomédica e já chegou a atender 30 pacientes. 

A área de Pilates serve para aliviar a dor, reabilitação, fortalecimento de toda musculatura, melhora da postura, além da melhora na parte estética também. Pode ser usada como uma prevenção de uma futura patologia, por isso trabalha com postura, movimentos e fortalecimentos. Em sua clínica, Makelly ajudou diversas pessoas que normalmente chegam com a conhecida “coluna travada”, e com necessidade de fortalecimento da musculatura estabilizadora e, logo com um mês de tratamento, já sentem resultados e uma melhora no quadro. “Minhas pacientes têm resultados sentidos em um mês. Eu garanto isso a elas, pois temos os equipamentos apropriados aqui, além de uma experiência na área.” explicou ao Portal o motivo do sucesso na área. 

PROJETOS

A clínica da fisioterapeuta Makelly tem Pilates clássico e avançado, treinamento funcional, pilates para gestante e massagem. O sucesso foi grandioso, pois em menos de um ano, a clínica teve de mudar de local, pois precisava de mais espaço para atender a todos que a procuravam. 

Além disso, a fisioterapeuta quer construir dentro de alguns anos a sua clínica com um espaço dobrado, abrangendo área para gestantes, para crianças e fortalecendo as áreas de pilates e treinamento / reabilitação funcional. “Não consigo viver mais sem trabalhar na área. Sou apaixonada pelo que faço e sonho ter a minha clínica construída dentro de alguns anos. O projeto já está pronto.”, compartilhou a novidade.

Makelly Petrikic, Fisioterapeuta

FISIOTERAPIA?

“Tem que amar o próximo em primeiro lugar! Trabalhamos e nos preocupamos com as pessoas, com a qualidade de vida delas."

Makelly Petrikic, Fisioterapeuta

CONSIDERAÇÕES

Após a entrevista, compreendemos como este profissional é tão importante nos dias de hoje, por isso todos os profissionais da área merecem uma grande homenagem. Queremos agradecer a Makelly que nos recebeu com muito carinho em seu estúdio e dizer que após suas falas com amor, respeitamos ainda mais a profissão. E dizer que Makelly é um exemplo de profissional dedicada e consciente, dois “equipamentos” necessários para ser uma excelente profissional. Parabéns Makelly e a todos os fisioterapeutas de Sinop e Região. 


Fonte:

Deixe seu comentário