Portal da Cidade Sinop

MELHORIAS

Prefeitura e sociedade discutem elaboração do Plano de Manejo do Parque Floresta

Na reunião foram tratadas as formas de utilização do espaço e critérios propostos no plano

Postado em 02/10/2019 às 09:59 |

Na manhã do último sábado, 25 de setembro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se reuniram com moradores do entorno do Parque Florestal para discutir a elaboração do plano de manejo do local.

O público participou com sugestões que poderão compor o documento final e no qual estarão descritas as normas, formas e restrições de uso, ações a serem realizadas e quais as formas de manejo dos recursos naturais, tanto na área interna, quanto em seu entorno.

Presente na reunião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, destacou que esta elaboração do plano de manejo está sendo capitaneada pela equipe da UFMT, uma iniciativa que a pasta apoia e participa. “Nós da Secretaria participamos, ouvimos a comunidade, observamos como contribuir e, principalmente, fazemos a conscientização, pois o Parque Florestal é um patrimônio municipal e o que mais queremos é a preservação deste ambiente”.

Dona Carmem Romão, moradora do bairro Primaveras, comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Estou feliz e achei interessante, pois é importante cuidar daquilo que é seu, da comunidade. Então, discutimos aqui e vamos dar continuidade nesse plano”, explica

OBRAS NO PARQUE

O local será contemplado com obras de revitalização em sua área interna e passará a contar com espaços diversos que possibilitarão a maior integração entre homem e natureza e frentes de educação ambiental. Os serviços serão executados por meio de recursos de compensação ambiental e oriundos das obras de construção da usina hidrelétrica pela Sinop Energia.

As obras correspondem à uma segunda etapa de serviços realizados na reserva. Na primeira delas foram construídos o novo portal de acesso e o início do estacionamento, além, também, do cercamento do entorno. Os recursos investidos, na ordem de R$ 900 mil, também foram oriundos da compensação ambiental pela Sinop Energia.

PRESERVAÇÃO

O Parque Florestal de Sinop é uma Unidade de Conservação, que tem finalidade esportiva, de lazer e preservação ambiental, por isso, a Prefeitura de Sinop mantém diariamente a manutenção do local, atuando em diversas frentes, tais como a limpeza e organização do espaço e seu entorno. Agentes de limpeza fazem a varrição, recolhimento e troca dos sacos de lixo instaladas no parque, bem como a coleta de resíduos.

Por meio da Secretaria é realizada, ainda, a manutenção das espécies de plantas, assim como as podas. Já a Gerência de Esportes auxilia na manutenção da área esportiva, a exemplo do campo de futebol. A Reserva é dividida em três fragmentos, R-10, R-11 e R-12.

A R-11, área de visitação pública, ocupa uma área de mais 43,56 hectares, com um lago de 30.000 metros quadrados e uma nascente dentro da própria reserva. A mata nativa permanece preservada, com várias espécies de animais silvestres.

Fonte:

Deixe seu comentário